Práticas de leitura literária, no ambiente escolar, em face da cultura da convergência


Master's DissertationDocumentMaster's DissertationAuthorMelo, Uilma Matos dos Santos (Catálogo USP)Full nameUilma Matos dos Santos MeloE-mailE-mailInstitute/School/CollegeFaculdade de Filosofia, Letras e Ciências HumanasKnowledge AreaProfessional Master Letters in the National NetworkDate of Defense2016-11-29PublishedSão Paulo, 2017SupervisorInacio, Emerson da Cruz (Catálogo USP) Committee Inacio, Emerson da Cruz (President) Cunha, Maria Zilda da Mendes, Maria dos Prazeres Santos Silva, Daviane Moreira e Title in PortuguesePráticas de leitura literária, no ambiente escolar, em face da cultura da convergênciaKeywords in Portuguese Alice no país das maravilhas e Alice através do espelho (livros) Cultura da convergência Fanfiction Leitura literária Narrativa transmídia Abstract in PortugueseEsta dissertação tem como objetivo investigar como características que são inerentes à cultura da convergência podem fomentar a leitura literária. Destarte, tencionamos observar como o uso da tecnologia pode complementar e enriquecer a leitura, através de práticas que possibilitem a junção das mídias tradicionais e as mídias atuais, para assim ressignificar os hábitos de leitura dos alunos. Propomos atividades de leitura participativa e intersemiótica com o uso de dispositivos tecnológicos, que favoreçam o gosto pela leitura e o desenvolvimento de competência de compreensão e de produção de textos narrativos. Utilizamos em momentos diferentes da pesquisa, dois questionários para obtermos dados qualitativos em relação às propostas realizadas. Concluímos que as mudanças nas práticas de leitura em sala de aula são vitais, uma vez que as conversões culturais não podem ser dissociadas das transformações educacionais.Title in EnglishLiterary reading practices, within the school environment, in the face of convergence cultureKeywords in English Alice in Wonderland and Alice Through the Looking Glass (books) Convergence culture Fanfiction Literary reading Transmedia storytelling #Ler mais...