cursos literarios

"Desafios e possibilidades para a formação do Letramento Literário Maria Leuziedna Dantas Leuziedna Dantas - Resumo:  Este artigo é resultante de um projeto do programa de Iniciação Cientifica e Tecnológica PIBIC-EM que teve como objetivo identificar os fatores que contribuem para o processo de formação leitora do texto literário, a fim de verificar como os educandos do Ensino Médio fazem suas escolhas de textos literários, conhecendo as dificuldades e facilidades que esses jovens enfrentam em contato com esse gênero. Para tanto, utilizamos a pesquisa quanti-qualitativa por meio de aplicação de questionário com perguntas abertas aos alunos dos cursos Técnico Integrado em Informática e Técnico Integrado em Meio Ambiente do campus Sousa-PB.
Analisamos também as percepções advindas das observações do Clube Leitor do IFPB campus Sousa, na tentativa de verificar de que forma a intervenção de atividades que medeiam o letramento literário, favorecem o estímulo à formação leitora. Os resultados apontaram que a metodologia adequada em sala de aula supera as dificuldades do aluno com a leitura de textos literários canônicos, tendo como figura central o professor enquanto mediador, na evolução da prática dessa leitura. A boa receptividade do aluno consiste na atividade de mediação que aproxima texto e leitor, através do diálogo entre historicidade da obra e contexto sóciossubjetivo do aluno, desenvolvendo a formação leitora. Palavras chave: leitura; mediação; literatura; letramento." #Mais...: