Dom Casmurro de Machado de Assis

Dom Casmurro
de Machado de Assis 
ua000194.pdf   R$ 2,00
leilaoliterario@gmail.com - sebovitoriaregi@gmail.com (19) 3396-0064 / 8117-8954 / 8866-9706
leilaoliterario@gmail.com

Formas de pagamento: Cartões de crédito  (via Paypal)
  • Depósito bancário: Banco do Brasil, Caixa Econômica, Casas Lotéricas


www.nead.unama.br
1
Universidade da Amazônia
Dom Casmurro
NEAD – NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Av. Alcindo Cacela, 287 – Umarizal
CEP: 66060-902
Belém – Pará
Fones: (91) 210-3196 / 210-3181
www.nead.unama.br
E-mail: uvb@unama.br
www.nead.unama.br
2
Dom Casmurro
de Machado de Assis
CAPÍTULO I
DO TÍTULO
Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei num trem
da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheço de vista e de chapéu.
Cumprimentou-me, sentou-se ao pé de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou
recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos pode ser que não fossem
inteiramente maus. Sucedeu, porém, que, como eu estava cansado, fechei os olhos
três ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os
versos no bolso.
— Continue, disse eu acordando.
— Já acabei, murmurou ele.
— São muito bonitos.
Vi-lhe fazer um gesto para tirá-los outra vez do bolso, mas não passou do
gesto; estava amuado.